sábado, 18 de abril de 2009

Somos responsáveis pela sexta maior extinção da história da Terra

Desde os recifes de corais até às florestas tropicais, o Homem continua a explorar os recursos naturais aparentemente sem grandes preocupações pelo equílibrio das espécies.



O Homem é responsável pela «sexta maior extinção da história da Terra, e a maior desde o desaparecimento dos dinossáurios há 65 milhões de anos» . A conclusão do Relatório sobre Biodiversidade Global das Nações Unidas, o qual foi elaborado por uma equipa de 1300 especialistas em 95 países.



O Homem é actualmente responsável pela devastação do meio ambiente a vários níveis; continuamos a poluir, a explorar os recursos naturais, a desflorestar, a emitir gases poluentes para a atmosfera que contribuem para o aquecimento global. Se nada for feito para a preservação da biodiversidade, cerca de 90% da vida na Terra correrá sério risco de extinção.



Os investigadores estimam que o actual ritmo de extinção é mil vezes mais rápido do que os níveis históricos até agora analisados, facto que deverá dificultar as metas traçadas na conferência da ONU realizada em Joanesburgo, em 2002. Como tal, o estudo refere ser «necessário um esforço sem precedentes para alcançar o objectivo» de reduzir, até 2010, o actual ritmo de perda da biodiversidade a nível «regional, nacional e global» .



http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/4469&sid=id.sections/32

Sem comentários: