segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ginástica Rítmica


Ginástica Rítmica é um desporto olímpico. Exclusivamente feminino, mas existem também algumas competições de Ginástica Rítmica (especialmente no Japão e nos Estados Unidos da América) só para homens.
Durante sua apresentação as ginastas competem manipulando obrigatoriamente cinco aparelhos: Arco, Bola, Corda, Fita e Maças. As competições podem ser individuais ou entre conjuntos de cinco atletas. A vencedora é a ginasta/conjunto que conquistar mais pontos, que lhes são atribuídos por um painel de jurados que se utiliza dos critérios saltos, equilíbrio, flexibilidade, piruetas, manuseio do aparelho e efeito artístico.
O órgão regulador do desporto, a FIG (Fédération Internationale de Gymnastique), alterou os critérios de pontuação em 2001, 2003 e 2005 para aumentar a ênfase em elementos técnicos e reduzir a subjectividade dos julgamentos. Antes de 2001, o julgamento era feito numa escala de 10 pontos, como o da Ginástica artística. Em 2003 foi alterada para uma escala de 30 pontos e mais recentemente para 20. Existem ainda três valores que são adicionados aos pontos finais: valor técnico, valor artístico e valor de execução.
As competições internacionais são divididas entre Júnior (meninas até 15) e Sénior (meninas de 16 ou mais). As ginastas geralmente começam a treinar muito jovens e têm seu auge no fim da adolescência e início dos 20 anos. Os maiores eventos da GRD são os Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial, o Campeonato Europeu e o Torneio Internacional de Corbeil-Essonnes.

Campeonatos do Mundo de Ginástica Rítmica: Portugal fora dos Jogos Olímpicos de 2008




Cumpriu-se esta tarde a última jornada do "Concurso I" prova de qualificação para os concursos II e III do Campeonato do Mundo de GR que está a decorrer em Patras (GRE). A equipa nacional terminou a sua prestação no 24º lugar, sendo Inês Gomes a melhor ginasta (54ª posição).Sara Caetano terminou na 76ª posição, Catarina Geraldes na 87ª posição e Mariana Romão na 118ª posição.Por equipas, Portugal, iguala assim a prestação de Baku (2005). Em termos colectivos esta competição foi dominada pela Rússia, seguida da Bielorússia e Azerbeijão.Com estes resultados, Portugal não conseguiu qualificar nenhuma ginasta para os Jogos Olímpicos de Pequim, recorde-se que apenas as 20 melhores ginastas tinham direito ao "carimbo no passaporte", sendo ainda atribuídos mais 4 "wild cards". Como Portugal não participa na competição de conjuntos não existem mais hipóteses de selecção de ginastas nacionais nesta disciplina para Pequim 2008.No que se refere ao concurso I, prova que se concluiu hoje, a vitória em termos individuais sorriu a Olga Kapranova (RUS), seguida da sua compatriota Vera Sessina. A terceira posição ficou para Anna Bessonova (UKR).Estes campeonatos vão decorrer até domingo com as provas da final individual de All-Around e as provas de conjuntos (estas últimas também são de apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim).