quinta-feira, 13 de março de 2008

Portugueses brilham nos Mundiais de Atletismo


No último dia dos Mundiais de Atletismo Valencia2008 em pista coberta, que decorreram em Valência, Naide Gomes sagrou-se campeã mundial de salto em comprimento.


O título foi-lhe atribuído graças a um salto de sete metros, que se tornou no novo recorde mundial de pista coberta e na melhor marca da atleta, este ano.


Naide conseguiu alcançar os sete metros ao quarto ensaio, depois de ter falhado o primeiro.


A medalha de prata foi atribuída à brasileira Maurren Higa Maggi que efectuou um salto de 6,89m.


A medalha de bronze foi alcançada por Irina Simagina, atleta russa que saltou menos um centímetro que a atleta brasileira.


Depois de se ter sagrado campeã mundial do pentatlo em Budapeste2004, de ter ganho a medalha de bronze no salto em comprimento em Moscovo2006 e de ser campeã europeia em 2005 e 2007, Naide Gomes provou ser uma atleta de eleição conseguindo o título de melhor do mundo.


Um orgulho para o seu treinador, o seu clube (Sporting) e, é claro, para todos os portugueses!


Quem também se portou lindamente foi o Nélson Évora que trouxe para Portugal a medalha de bronze, no triplo salto.


Campeão do mundo ao ar livre, o atleta português alcançou a medalha de bronze devido ao seu terceiro ensaio, que mediu 17,27m.


O britânico Philips Idowu, foi o campeão mundial saltando 17,75m.


A medalha de prata foi atribuída ao cubano Arnie David Girat, que conquistou a marca de 17,47m.


No regresso a Lisboa, tanto Naide como Nélson, foram recebidos com aplausos por amigos e familiares que aguardavam, orgulhosos, a sua chegada.


Ambos declararam que vão treinar com muito vigor para o próximo passo, os Jogos Olímpicos de Pequim.

domingo, 9 de março de 2008

A Caravela


A caravela foi uma embarcação usada e inventada pelos portugueses e também usada pelos espanhóis durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI. Segundo alguns historiadores, o vocábulo é de origem árabe carib (embarcação de porte médio e de velas triangulares — velame latino). De acordo com outros, no entanto, a palavra seria derivada de carvalho, a madeira usada para construir as embarcações.


Caravela: é um navio rápido, de fácil manobra, apto para a bolina, de proporções modestas e que, em caso de necessidade, podia ser movido a remos. Eram navios de pequeno porte, de três mastros, um único convés e ponte sobrelevada na popa; deslocavam 50 toneladas. As velas «latinas» (triangulares) eram duas vezes maiores que as das naus, o que lhes permitia ziguezaguear contra o vento e, consequentemente, explorar zonas cujo regime dos ventos era desconhecido. Apetrechada com artilharia, a caravela transformou-se mais tarde em navio mercante para o transporte de homens e mercadorias.


Gil Eanes utilizou um barco de vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Dias dobraria o Cabo da Boa Esperança, em 1488. É de salientar que a caravela é uma invenção portuguesa, em conjunto com os conhecimentos que haviam adquirido dos árabes.
Se bem que a caravela latina se revelou muito eficiente quando utilizada em mares de ventos inconstantes, como o Mediterrâneo, devido às suas velas triangulares, com as viagens às Índias, com ventos mais calmos, tal não era uma vantagem, já que se mostrava mais lenta que na variação de velas redondas. A necessidade de maior tripulação, armamentos, espaço para mercadorias fê-la ser substituída por navios mais potentes.