sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Dez coisas a fazer pelo Ambiente


1 - Mudar as lâmpadas
Substituir uma lâmpada normal por uma lâmpada fluorescente poupa 68 kg de carbono por ano. Se for uma lâmpada de baixo consumo, melhor.

2 - Andar menos de carro
Caminhar, andar de bicicleta, partilhar o carro ou usar os transportes públicos com mais frequência poupará 0,5 kg de dióxido de carbono por cada 1,5 km que não se andar de carro!

3 - Reciclar mais
Pode evitar-se a emissão de 1000 kg de dióxido de carbono por ano, reciclando apenas metade do desperdício (lixo) de cada casa.

4 - Verificar os pneus do automóvel
Manter os pneus do carro devidamente calibrados pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3%. Cada 4 litros de combustível poupados retiram 9 kg de dióxido de carbono da atmosfera!

5 - Usar menos água quente
Aquecer a água consome imensa energia. Usar menos água quente, instalando um chuveiro de baixa pressão, evita a emissão de 160 kg de CO2 (dióxido de carbono) por ano. Lavar a roupa em água fria ou morna evita a emissão de 230 kg por ano.

6 - Evitar produtos com demasiada embalagem
Pode evitar-se a emissão de 545 kg de dióxido de carbono se se reduzir o lixo em 10% (e reciclar o que se produz, claro).

7 - Ajustar o termóstato
Acertar o termóstato apenas dois graus para baixo no Inverno e dois graus para cima no Verão pode evitar a emissão de cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano.

8 - Plantar uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante o tempo de vida médio de uma pessoa.

9 - Ser parte da solução
É importante saber mais e tornar-se activo!

10 - Espalhar a mensagem
No final, é bom pensar nisto: Antes de imprimir este documento, vale a pena pensar se é mesmo necessário. Para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 MWh de energia.Em média, por ano, uma família gasta em papel o equivalente ao abate de seis árvores.

A protecção do Ambiente deve ser uma preocupação de todos nós.

É Natal

Natal é pensar
Naqueles que
Estão sós.

Natal é saber
Esperar pelo
Grande dia.

Natal é saber
Que vamos ter
Uma grande
Alegria.

Natal é receber
Presentes.

Natal é oferecer
Presentes.

Natal é fazer
Bolos.

Natal é esquecerem
-se as zangas e saber
Perdoar.

Natal é festejar, rir e
Cantar.

Natal é encher a
Casa de luz.

Natal é enfeitar a
Nossa casa e a
Nossa cidade.

Natal é receber os
Amigos e a família.

Natal é homenagear
O menino Jesus, José
E Maria.

O verdadeiro significado do Natal

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo e transformou-se numa das, festividades centrais da Igreja equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.

O Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.