sábado, 15 de dezembro de 2007

Planta anti-minas

Milhões de minas continuam, ainda hoje, a ser enterradas no Mundo. Como estas armas explosivas são muito perigosas, alguns cientistas modificaram geneticamente uma erva daninha conhecida como Arabette des dames. Assim, quando as suas raízes estão em contacto com o dióxido de azoto contido nas minas, a erva fica vermelha. Isto permite localizar as minas i desactivá-las.

Luta pelo teu Planeta




.A campanha da ONU relativamente à florestação teve como objectivo plantar,durante o ano de 2007, um milhão de árvores. Será uma forma de lutar contra o efeito estufa.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Rio Mondego

O rio Mondego é um dos mais importantes de Portugal. Ao contrário dos outros, também grandes, como o Tejo, o Douro e o Guadiana, o Mondego nasce em Portugal, na Serra da Estrela, e desagua na Figueira da Foz.

Quando nasce, ainda é muito pequeno e tem o nome de Mondeguinho. Depois percorre 277 quilómetros, tornando-se um dos maiores rios portugueses.
A nascente é a 1425 metros de altitude, o que é bem alto (o ponto mais alto da Serra da Estrela tem 1991 metros), e segue um caminho com paisagens sempre diferentes até ao mar. As paisagens que o compõem vão desde as montanhas rochosas, a vales cheios de erva e lugares mais planos, onde a água corre calma.
Por esta razão, o rio Mondego foi fonte de inspiração para muitos escritores e poetas. O mais conhecido foi Camões, que escreveu um soneto, uma espécie de poema, sobre este rio.
O rio Mondego já é falado por viajantes e historiadores desde a época dos romanos. Todos concordavam que este rio era muito belo e rico, uma verdadeira maravilha da Natureza.

Por ser tão rico, este rio ajuda os agricultores das zonas por onde passa, fornecendo toda a água de que precisam. No entanto, ele também pode prejudicar: quando chove muito o rio enche demais e as cheias estragam o que está nas margens do rio.
Mas o problema não é só a chuva, os homens também são os culpados por o rio transbordar. Como abusam das capacidades do Mondego, as margens vão ficando mais moles e não conseguem canalizar a água sempre pelo mesmo caminho, o que também faz aumentar os prejuízos causados pelas cheias. Antigamente o curso do rio era mais estreito, por isso tinha mais altura de água e os barcos conseguiam navegar nele. Era assim que se transportavam as mercadorias de cidade em cidade, subindo e descendo o rio.
Os barcos eram muito importantes para Coimbra, por exemplo, que tinha uma população muito grande por causa da Universidade. Mas já no tempo dos romanos existia uma cidade no mesmo sítio que dependia do rio: era Conímbriga, um importante ponto de comércio.
Diz-se que as águas do Mondego também são boas para a saúde e por isso existem muitas termas em diversas localidades. Antigamente eram procuradas por pessoas com problemas de pele, reumatismo, dores de estômago, e outras doenças. Muitas vezes ficavam curadas!
Sabias que até os dinossauros já passearam pelo rio Mondego? Pois é, há alguns anos descobriram-se umas pegadas enormes de dinossauros fossilizadas. Podes ir vê-las no Cabo Mondego, pertinho da Figueira da Foz.
A cidade mais importante que o Mondego banha é Coimbra. Aí chamavam Basófias ao rio, porque no Inverno se transformava num rio forte e caudaloso, mas no Verão era um riachinho de água. Há alguns anos foram construídas algumas represas que regularizaram o seu caudal.
Agora Coimbra tem um rio sempre regular e muitas pessoas desfrutam dele para fazer remo, canoagem e outros desportos aquáticos.