domingo, 4 de maio de 2008

Ginástica Rítmica - Os aqparelhos

O Praticável - A Ginástica Rítmica pratica-se numa superfície de 13x13m, alcatifada ou não. É necessária, acima do praticável uma altura de 8 m a 10 m para os lançamentos.

A corda - È de cânhamo ou de material sintético, sem punhos, mas com nós nas pontas. O tamanho da corda é proporcional à altura da ginasta. Os elementos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada, presa em uma ou nas duas mãos, em direcções diferentes e sobre diferentes planos. As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, ondulações e equilíbrio. Os principais elementos corporais da corda são os saltos.

O arco - O arco é feito de madeira ou plástico, desde que não deforme durante o movimento. Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos 300mg. São requeridas neste aparelho frequentes trocas de mãos, e a principal exigência é a boa coordenação de movimentos. O formato do arco favorece rolamentos, passagens, rotações e saltos.

A bola - Feita de plástico ou de borracha, deve ter um diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400mg. É o único aparelho que não é permitido segurar e, por isso, deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Os elementos corporais devem ser executados sobre o apoio de um ou dois pés ou qualquer outra parte do corpo e devem ter forma fixa, ampla e bem definida. Flexibilidade e rolamentos são os elementos corporais principais deste aparelho.

As maças - È o aparelho mais antigo e um dos mais difíceis de manejar. As maças são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesam pelo menos 150g cada. A parte mais grossa chama-se corpo, a parte mais afilada, pescoço e a parte formada por uma esfera de 3 cm de diâmetro é denominada cabeça. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Os exercícios com maças requerem um alto grau de ritmo, coordenação e precisão.

A fita - A fita é de seda, cetim ou ainda de qualquer outro tecido. Deve ter no máximo entre 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento para ginastas de nível adulto. Está presa a um bastão de madeira ou de material sintético, cujo comprimento é de 50 cm a 60 cm. O diâmetro do bastão não deve exceder 1 cm. Pode ser lançada em qualquer direcção para criar desenhos no espaço, formando imagens e formatos de todo o tipo. Serpentinas e espirais exigem da ginasta coordenação, leveza
e agilidade.

Ginástica Rítmica - Um pouco de história


A Ginástica Rítmica Desportiva nasceu na Europa Central. Reconhecida na segunda metade do século XX, é o resultado de várias correntes artísticas, com destaque para o método seguido pelo educador suíço Jacques Dalcroze.
A ginástica de aparelhos surgiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912.
A partir de 1975, a Federação Internacional de Ginástica alterou a sua denominação para Ginástica Rítmica Desportiva, anteriormente denominada de Ginástica Moderna.
A partir dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, foi integrada no calendário olímpico.
Em Portugal, a Federação Portuguesa de Ginástica foi fundada em 20 de Novembro de 1950. Em 2005, passou a chamar-se Federação de Ginástica de Portugal.