A mudança de mentalidade e de atitudes por parte das empresas face às questões ambientais é ponto assente. Se houve tempos em que o tema era remetido para segundo plano, hoje está na ordem do dia e é encarado como um factor sério de competitividade e de desenvolvimento sustentável. O consumidor “verde” ou ecologicamente responsável ganha mais relevância no mercado, e as empresas procuram responder com a produção e desenvolvimento de produtos e serviços que não agridam o ambiente e que sejam produzidos de forma ecológica.
A mensagem de que os consumidores têm uma responsabilidade nesta temática já faz parte do quotidiano social. Em resultado, é cada vez maior o número de consumidores que vai percebendo e tomando consciência até que ponto as suas pequenas atitudes têm um impacto social, ambiental e económico do que esperariam inicialmente e, apesar de a conjuntura económica nem sempre ser a mais favorável para tomarem opções que passem por dedicar a maior fatia orçamental a novos produtos, começam a ter opções de compra que sirvam e colmatem plenamente as suas necessidades de consumo e providenciem alguma segurança prática e ética em termos de não contribuir para o mau estado geral do planeta.
Por norma, o “consumidor verde” ou ecologicamente responsável tende a ser um individuo essencialmente urbano, com grau de escolaridade médio a elevado, frequentemente com ligações familiares ao meio rural, conhece os princípios básicos respeitantes à educação ambiental, reciclagem, eco-eficiência, alterações climáticas e agricultura biológica, procura produtos e serviços que reconheça como “verdes”, reconhece que o mundo é demasiado grande para caber nas prateleiras do supermercado. Todavia esta problemática é séria e exige que a fatia de mercado que se debruça sobre ela seja bastante larga e não apenas o chamado “eco-consumer”.
A comunicação no marketing ambiental tem como objectivo mostrar ao consumidor que um determinado produto tem vantagens não apenas para ele próprio no acto de consumo como para o planeta em geral.
Na prática, a comunicação dos produtos verdes assenta não só na divulgação do que a empresa ou a marca tem feito em prol do ambiente, mas também na sensibilização do consumidor, para que também ele seja um interveniente activo neste processo de protecção, fazendo a sua parte. Esta prática apoia-se na máxima de que a responsabilidade de preservar o meio ambiente é responsabilidade de ambos.
Texto de: http://sol.sapo.pt/blogs/energia/archive/2008/03/08/Marketing-Ambiental
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